Portal Caraibeiras
Tudo sobre caraibeiras e região
Caraibeiras surgiu no século XVIII, foi fundada por uma família de origem Portuguesa e Holandesa, de nome Severo. Cerca de 10 anos depois chega as famílias Vicente e Araújo (Gabriel), descendentes de Italianos e Holandeses, aparentados dos Severo, dando início ao povoamento do lugar.
Em 1895, o povoado de Caraibeiras recebe a matriarca dos teares: Ana Selma Pastora de Portal, que vem dar início a base econômica da vila.
Na época anterior a Pastora, a família Severo dedicava-se ao plantio de milho, feijão e mandioca. Com a chegada dos Vicentes e dos Araújo, inicia-se a plantação de fumo e de cana de açúcar.
Com a introdução dos teares manuais, passam a plantar algodão nos roçados, sem deixarem o plantio dos outros produtos agrícolas.
Com o passar dos anos, a produção e aperfeiçoamento dos teares manuais, passaram a consumir mais algodão porém o algodão produzido no município não dava conta da produção. Neste momento Caraibeiras passa a comprar linha produzida na fábrica da Pedra do empresário e visionário Delmiro Gouveia.
Em 1976, houve a introdução dos primeiros teares elétricos trazidos de São Paulo por um dos moradores de Caraibeiras, o Sr. Luiz Rego.
Atualmente, Caraibeiras mantem 95% de sua economia provida do artesanato e 95% da população tanto da área rural quanto urbana vive diretamente ou indiretamente desta arte tradicional que foi passada de pai para filho.
Texto de: Maria José de Araújo (Lia de Miguel)O artesanato passou a ser o pilar da econômia local, produzindo vários tipos de produtos tais como: redes, mantes, xales, capas de almofadas, bolsas jogos de banheiros, americanos etc...
Caraibeiras passou a ser considerada a capital da rede pelo seu potencial industrial e capacidade de produção. Hoje os micro empresários exportão produtos para todo o Brasil e outros paises.